O Caminho das Capelas está permanentemente aberto para peregrinações. O Caminho é auto guiado. Os totens de sinalização permitem aos peregrinos percorrerem o Caminho das Capelas a qualquer tempo, solitariamente ou em grupo. Os totens são estruturas em concreto onde se encontram as setas de orientação e a “Estrela”, símbolo do Caminho.
O Caminho das Capelas é um circuito com marco inicial e final no mesmo lugar: a imponente Igreja Matriz de São Geraldo Majela, em Inconfidentes (MG).
Não há pousadas pelo percurso, por isso a necessidade de pernoitar em Inconfidentes todas as noites.
Porém, há uma alternativa: percorrer o Caminho das Capelas em 2 dias. Se optar por esta alternativa, deverá pernoitar na metade do trajeto, no Bairro Espraiado (Capela Nossa Senhora das Graças). Lá existe uma família que acolhe peregrinos para pernoite e serve uma refeição muito apetitosa. É a família do senhor Rivany. O contato é: (35) 98454-6416. (OBSERVAÇÃO: Opte por percorrer o caminho em 2 dias caso seja peregrino bastante experiente, pois o grau de exigência é alto).
Orientações para organizar a peregrinação:
1. Reservar a mesma Pousada para todos os dias, em Inconfidentes. Os contatos das Pousadas se encontram no link “Pousadas”. O valor das diárias e as refeições a serem feitas na Pousada devem ser combinadas entre os peregrinos e os proprietários dos estabelecimentos.
2. No final do dia, é necessário contratar transfer para retorno e pernoite em Inconfidentes. No outro dia, se retorna de transfer para o ponto onde parou no dia anterior e retoma-se a caminhada. Indicamos os seguintes contatos de prestadores de serviço de transfer, em Inconfidentes:
- Célio: (35)99712-0750 (Ele também é proprietário de Pousada – Santa Luzia. Além do trabalho de transfer, também recebe peregrinos na pousada).
- Amauri (Van) – Para grupos maiores: (35) 99926-7794
- Empresa “Luz do Caminho” (Carro de Apoio – Transporte de mochilas / água / frutas / amendoim / paçoquinha / bancos para descanso): (35)99713-4052 (Falar com Luiz)
- Empresa “Cajados na Trilha” (Carro de apoio, hospedagens, hidratação, frutas, lanche de trilha, seguro viagem individual, monitor acompanhando em todo trajeto) (11) 96841-6863 (Falar com Rogério Furlan)
- Empresa “Natventure” (Carro de Apoio – Transporte de mochilas / água / frutas / amendoim / paçoquinha / bancos para descanso): (35) 99172-5818 ou (35)98861-8375 (Falar com Odval Bertolassi)
3. Orientamos os peregrinos a levar recipiente com água, tablets de cereais e outros para alimentação no caminho, pois os pontos de apoio podem se encontrar fechados, especialmente se a peregrinação for feita em dias do meio da semana.
4. No percurso, o peregrino encontrará alguns bares nos povoados, que servem como ponto de apoio. Eles ficam abertos aos sábados e domingos.
5. As Credenciais e os Certificados de conclusão do Caminho das Capelas são emitidos pela Paróquia de São Geraldo Magela (Inconfidentes-MG). O valor dos dois documentos é R$30,00. Informações sobre a emissão das Credenciais e dos Certificados podem se obtidas pelo telefone (35) 3464-1080 (Falar com Elisa).
1º Dia de Peregrinação: Igreja Matriz: 0km
Capela São Judas: 1,6km
Capela Santa Luzia: 2,6km
Capela Nossa Senhora Aparecida: 3,1km
Capela Menino Jesus de Praga (Bairro Monjolinho): 5,6km
Santa Cruz dos Santos Anjos (Bairro Grama):7km
Capela São Judas (Bairro Grama): 7, 6km
Capela São Miguel (Bairro Bernardes): 9,2km
Santa Cruz (Bairro Pinhalzinho dos Góes): 12,9km
Capela São José (Bairro Pinhalzinho dos Góes): 13,9km
Santa Cruz do senhor Dario: 17,3km
Capela Santa Terezinha (Bairro Cambuizinho): 18,3km
Capela Nossa Senhora Aparecida (Bairro Freitas): 22,1km
Capela Nossa Senhora das Graças (Bairro Boa Vista dos Góes): 24,4km
(Transfer para pernoite em Inconfidentes)
Pontos de Apoio: 1º Dia de Peregrinação (Da Igreja Matriz São Geraldo Magela à Capela Nossa Senhora das Graças, Bairro Boa Vista dos Góes – 24,4km)
- Bairro Bernardes: Venda do Toninho Castilho
- Bairro Pinhalzinho dos Góes:
Bar do Gaspar: Serve almoço, quando combinado previamente: frango caipira com arroz; ponta de peito com batata e arroz; serve salgados assados – Contato: (35) 99954-4835 – Falar com Daniel.
Bar do Tadeu: Serve Pastelzinho de Farinha, pizza, carne de panela, chouriço, torresmo, panqueca, frango frito e pão com linguiça – Contato: (35) 99730-7827 – Falar com Clarisse.
- Bairro Cambuizinho: Venda da dona Maria
2º Dia de Peregrinação 6h20- Saída do transfer (Praça Tiradentes)
7h- Capela Nossa Senhora das Graças (Bairro Boa Vista dos Góis): 0km
Capela São Manuel (Bairro Boa Ventura): 3km
Capela São Pedro (Bairro Caetanos): 8,6Km
Capela São Benedito (Bairro Espraidos): 12.1km
Capela Nossa Senhora das Graças (Bairro Espraiados): 13,3km
Capela Nossa Senhora Aparecida e São Sebastião (Bairro Pinhal Redondo): 20km
Capela Nossa Senhora da Penha: 23,1km
(Transfer para pernoite em Inconfidentes)
Pontos de Apoio: 2º Dia de Peregrinação (Da Capela Nossa Senhora das Graças, Bairro Boa Vista dos Góes, à Capela Nossa Senhora da Penha, Bairro Pessegueiros – 23,1km)
- Bairro Espraiado: Bar do Rivany (serve almoço) – Contato: (35) 98454-6416
3º Dia de Peregrinação 6h20 – Saída do transfer (Praça Tiradentes)
Capela Nossa Senhora da Penha (Bairro Pessegueiros): 0km
Capela São Sebastião (Bairro Porantava):
3,3km
Capela Nova e ruína da Capela Bom Jesus (Bairro Boa Vista da Adelaide): 8,18km
Capela Nossa Senhora Aparecida (Bairro Córrego da Onça): 17,6km (
Cuidado: Há necessidade de “bate e volta” de cerca de 800m. Ao chegar nesta Capela volte, pelo mesmo caminho que chegou na Capela. Passe direto pela bifurcação em que entrou na estrada principal – na pontinha – e siga reto em direção ao Bairro Romas, pela estrada principal , onde encontrará a Capela Beata Nhá Chica).
Capela Beata Nhá Chica (Bairro Romas): 21,5km (
Cuidado: Há necessidade de “bate e volta” de cerca de 100m. Ao chegar nesta Capela volte, tomando o mesmo caminho que chegou na Capela. Na bifurcação em que saiu da estrada principal, tome a direita da bifurcação, em direção a Inconfidentes).
Capela Sagrado Coração de Jesus (Bairro Romas): 22km
Matriz São Geraldo Magela: 27km
(Entrega dos Certificados)
Pontos de Apoio: 3º Dia de Peregrinação (Da Capela Nossa Senhora da Penha, Bairro Pessegueiros, à Igreja Matriz São Geraldo Magela – 27,4km)
- Bairro Boa Vista da Adelaide: Venda Rancheiro (serve porções) – Contato: 11 – 98213-6370 – Falar com Jacke Mota
- Bairro Romas – Ao lado da Capela Nhá Chica – Sítio “Pedacinho do Céu” (serve Caldo de Cana e Pastel) – Contato: (35) 99828-8416 – Falar com Patrícia
Estes locais comercializam salgadinhos e bebidas. O peregrino poderá frequentar estes pontos, caso assim considerar necessário.
AVISOS E RECOMENDAÇÕES:
- Tenha certeza de seu bom estado de saúde e de estar capacitado para fazer o caminho. Em caso de dúvida, consulte um médico e faça uma avaliação de sua saúde física antes de sair para a peregrinação.
- Estude as informações contidas nesse site e planeje a peregrinação, com antecedência.
- Use roupas adequadas para caminhadas.
- Evite fazer a rota sozinho, imprevistos podem acontecer e uma companhia pode ser sempre importante para a sua segurança;
- Siga sempre os “Totens” de sinalização, fixados em cada bifurcação;
- Preserve a natureza. Não arranque plantas ou mudas, deixe apenas suas pegadas e leve consigo as lembranças e fotografias;
- Respeite a população dos lugarejos em que passará, bem como as propriedades privadas. Feche porteiras que possam existir pelo caminho;
- Imprima o mapeamento detalhado disponibilizado neste site e leve na peregrinação, ela irá auxiliar a sua navegação; Se quiser saber a história das capelas pelas quais passará imprima também a história das Capelas contida neste site.
- Avise alguém conhecido de que está indo percorrer o “Caminho das Capelas”, para que a pessoa esteja ciente de sua decisão .
Esclarecemos que somente as Capelas São Judas (Estrada Velha) e Beata Nhá Chica (Bairro Romas) permanecem diariamente abertas para receberem os peregrinos. As outras Capelas do trajeto eventualmente ficam abertas para visitação. Todas as Capelas ficam abertas para receberem os peregrinos apenas durante as caminhadas oficiais promovidas pela Paróquia. No entanto, isto não é impeditivo para a peregrinação, pois os peregrinos podem fazer suas orações em frente cada um desses templos.
O caminho é um patrimônio de todos. Por isto, solicitamos a gentileza de guardar os “lixos” produzidos no trajeto para descarte correto. Cuidar da natureza é nossa preocupação!
- Ao decidir percorrer o “Caminho das Capelas” você se responsabiliza por todas e quaisquer consequências, acidentes, furtos, danos e prejuízos não cabendo a nenhum órgão público ou privado e nem às pessoas ou empresas ligadas ao projeto qualquer tipo de indenização.