O primeiro dia de peregrinação começa em frente a igreja matriz de São Geraldo Majela. Um momento de mística marca o início da caminhada tendo como cenário o templo em estilo românico, cuja pedra fundamental é datada de 1952.
Outras 10 capelas, sendo 3 no perímetro urbano e 7 templos na área rural estão na agenda do dia.
Logo no início do trajeto, o peregrino será desafiado a conquistar o topo da imponente Serra da Grama até chegar ao topo, com altitude de 1110 metros.
De lá é possível contemplar o Vale do Rio Mogi Guaçu, onde foi levantado o Núcleo Colonial de Inconfidentes, na década de 1910. Do mirante natural se descortina também a imensidão de montanhas que forma a cordilheira da Serra da Ventania, localizada no vizinho município de Ouro Fino.
O caminhante desbravará os caminhos que cortam as lavouras de café e pequenos rios e conhecerá a fé expressa na simplicidade das igrejas rurais.
A peregrinação deste dia passa na bucólica cachoeira
Dois Pulos, localizada no bairro Cambuizinho. De lá, o desafio é subir até o Mirante Natural São José, numa localidade de nome curioso, Rebenta Rabicho, com quase 1200 metros de altitude. De lá é possível contemplar a grandiosidade dos vales, além de observar a Serra da Torre, o ponto mais alto do vizinho município de Bueno Brandão, com mais de 1700 metros de altura.
Ao final do dia, um serviço de transfer transporta os peregrinos para a pousada na sede de Inconfidentes, para o conforto de uma pernoite sossegada nesta que é uma das mais aconchegantes cidades de Minas Gerais.